Dando resposta a uma solicitação de longa data, apresentou-se no mês de fevereiro o logotipo da Biblioteca Escolar da Escola Secundária. Pretende-se que esta imagem, que se considera adequada à missão da biblioteca, ajude a reforçar a interação com toda a comunidade.

Reconhecendo os inúmeros desafios que se colocam à biblioteca na atual sociedade de informação e comunicação, fortemente marcada pelos avanços tecnológicos, parece certo de que este deve ser um espaço vivo, dinâmico, inovador, confortável e acessível a todos, bem como um local de indagação, discussão, debate e reflexão constante.

Assim, a identidade do logotipo é composta por dois elementos que devem viver em conjunto: o símbolo (cérebro) e a sigla (ESJMCD). O destaque dado ao cérebro colorido, enquanto veículo de múltiplas “leituras” em que as cores representam a diversidade do conhecimento e os variadíssimos meios de informação, faz todo o sentido numa biblioteca que tem como objetivo responder ao perfil dos alunos do século XXI.

Dada a sua versatilidade, o logotipo poderá ter outras aplicações e, com algumas alterações pontuais, será usado noutros contextos.

O primeiro exemplo, é a sua adaptação ao projeto de leitura #Ler é Top!, coordenado pela Biblioteca da ESJMCD.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

You may use these HTML tags and attributes:

<a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>