Uma Escola Ler+ Jovem!

A ES Dr. João Manuel da Costa Delgado recebeu uma importante distinção no âmbito da promoção da Leitura, vendo a sua candidatura #Ler é Top! selecionada para integrar a 6.ª edição do Projeto Ler+ Jovem (2018-2020).
Promovido pelo PNL 2027 e pela RBE, este Projeto desafia os alunos do ensino secundário a promoverem a Leitura, dentro e fora das escolas, através da dinamização de diversas atividades, cuja coordenação será assegurada pela Biblioteca Escolar.

#Ler é Top! é um Projeto que reconhece os imensos desafios que se colocam à Escola do século XXI que, mais do que preparar alunos, deve formar cidadãos conscientes, críticos, participativos, criativos e inovadores. Perante a grande quantidade e dispersão de informação, onde o digital assume especial preponderância, acreditamos que é possível encontrar respostas satisfatórias à necessidade de desenvolver, através da Leitura (seja ela impressa, digital, de símbolos, de imagens ou de multimédia), as aprendizagens dos nossos alunos, levando-os a um conhecimento mais aprofundado do mundo que os rodeia.

Dada a importância da Leitura para o conhecimento do mundo e para a construção de múltiplos sentidos, ela deve constituir um desafio e, mais do que ter um caráter funcional, ela deve constituir um prazer.

Assumindo o progressivo distanciamento dos jovens perante a leitura (formal), urge a implementação de atividades motivadoras e integradoras que os aproximem do ato de ler, sendo este o mote do nosso Projeto. Partindo sobretudo de propostas dos próprios alunos, pretendemos não só a dinamização de um conjunto alargado de iniciativas literárias que envolvam/impliquem ativamente os seus pares, dentro e fora da Escola, mas também, reconhecendo a dinâmica atual de valorização das tecnologias e das ferramentas digitais, criar novos locais de partilha de experiências de Leitura, indispensáveis para a formação intelectual, social e emocional dos jovens.

@ler.e.top.ael

Segue-nos no Instagram e acompanha as atividades do Projeto.

Os nossos parceiros:

Aprender com a biblioteca escolar (AcBE)!

Escola Secundária integra experiência-piloto de aplicação do referencial no ensino secundário.

Assumindo a Biblioteca como um espaço integrador de múltiplas literacias e apostando numa lógica de trabalho colaborativo pretende-se, para além de promover o livro e a leitura, fomentar a interdisciplinaridade, a partilha de experiências, a interação com os utilizadores e a implementação de atividades que, como complemento dos conteúdos curriculares, contribuam para a formação integral dos nossos alunos.  

Reconhecendo a enorme responsabilidade que tem no atual contexto educativo, a Biblioteca da ESJMCD integrou, no presente ano letivo, a experiência-piloto de aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar no ensino secundário, um instrumento determinante que favorece a educação inclusiva e enriquece os contextos e estratégias de ensino e de aprendizagem através do desenvolvimento das literacias essenciais ao exercício da cidadania plena. 

O Foral da Lourinhã

No âmbito da experiência-piloto de aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar no ensino secundário, foi concretizada a atividade "O Foral da Lourinhã", envolvendo as disciplinas de Desenho A (10.º C, 11.º B e 12.º E), História A (10.º E e 10.º F) e Materiais e Tecnologias (12.º E). Os trabalhos produzidos consistiram, respetivamente, em interpretações contemporâneas inspiradas nas leis do Foral, num breve estudo sobre o documento e o seu contexto e na construção de falsos vitrais com recurso às tintas de vidro e vidros de automóveis reciclados.
Enquadrada nas comemorações dos 800 Anos de Confirmação do Foral da Lourinhã, iniciativa promovida pelo Município da Lourinhã, a atividade resultou ainda da parceria com o projeto #Ler é Top! (Ler+ Jovem) e culminou na exposição "Artes Visuais em Tempos Medievais", patente nos Paços do Concelho, no Átrio do Tribunal e no espaço escolar, entre 20 de novembro e 2 de janeiro.

Desafia-te a Ler!

No âmbito do projeto de leitura “#Ler é Top!” (Ler+ Jovem) foi dinamizada, entre os dias 10 e 14 de dezembro, no átrio do PBX, a atividade Desafia-te a Ler! Toda a comunidade escolar foi desafiada a requisitar (e a ler) um livro durante a interrupção letiva do Natal. 

Resultante da aplicação do referencial Aprender com a biblioteca escolar (articulação com a sala de aula com a disciplina de OTET), a atividade foi preparada pelos alunos da turma 12.º F do Curso Profissional de Técnico de Turismo que, para além de elaborarem todos os materiais de promoção e divulgação do evento, selecionaram as obras que permitiram à comunidade responder aos desafios lançados. 

Porque #Ler é Top!, Desafia-te a Ler!

"Tirar Fotografias"

Eça de Queirós tinha um método interessante de "tirar fotografias": fazia breves registos não só sobre o que observava no seu dia-a-dia, como também das histórias que ouvia sobre determinadas figuras da sociedade da sua época. Estes apontamentos encontravam-se meticulosamente organizados num móvel-arquivo, ao qual recorria quando precisava de "material narrativo ou descritivo" para escrever as suas obras. Em Português, os alunos do 12.º B inspiraram-se em Eça de Queirós e experimentaram "tirar fotografias" com uma caneta e uma ficha de leitura, transformando imagens observadas em palavras. Em Artes Visuais, os alunos do 12.º E aceitaram o desafio de interpretarem e ilustrarem os textos descritivos dos seus colegas, transformando as palavras em imagens artísticas. A exposição dos trabalhos dos alunos e os encontros entre as duas turmas para partilha de leituras ilustram bem o gratificante resultado desta articulação, em parceria com a Biblioteca Escolar e o projeto de leitura “#Ler é Top!”.